IB - International
Baccalaureate





Candidacy


Dom Bosco is a candidate school* for the PYP. This school is pursuing authorization as an IB World School. IB World Schools share a common philosophy- a commitment to high-quality, challenging, international education- that we believe is important for our students.

* Only schools authorized by the IB Organization can offer any of its four academic programmes: the Primary Years Programme (PYP), the Middle Years Programme (MYP), the Diploma Programme (DP), or the Career-related Programme (CP). Candidate status gives no guarantee that authorization will be granted.

For further information about the IB and its programmes visit http://www.ibo.org.

Candidatura


Dom Bosco é escola candidata* ao PYP. Esta escola está buscando autorização como uma Escola Mundial IB. As Escolas Mundiais IB compartilham uma filosofia comum - um compromisso com uma educação internacional desafiadora e de alta qualidade - que acreditamos ser importante para nossos alunos.

* Somente escolas autorizadas pela Organização IB podem oferecer qualquer um de seus quatro programas acadêmicos: o Programa de Anos Primários (PYP), o Programa de Anos Médios (MYP), o Programa de Diploma (DP) ou o Programa Relacionado à Carreira (CP). O status de candidato não garante que a autorização será concedida. Para mais informações sobre o IB e seus programas, visite http://www.ibo.org.

WHAT IS AN IB EDUCATION?


The IB (International Baccalaureate) is an international network of schools with a shared mission to empower young people with the values, knowledge and skills to create a more peaceful world. Through challenging global education programs and high academic rigor, it develops internationally-minded individuals.

The international baccalaureate aims to develop inquiring, knowledgeable and caring young people who help to create a better and more peaceful world through intercultural understanding and respect.

To achieve this, the organization works with schools, governments, and international organizations to develop challenging international education programs and rigorous assessment. These programs encourage students from around the world to become active, compassionate, lifelong learners.

All IB programs:


  • Value an international mindset
  • Emphasize language learning

  • Provide opportunities for student agency, making students responsible members of the community
  • Emphasize collaboration between students and teachers
  • Develop key learning opportunities through Skills-Based Learning (ATL)
  • Value inquiry as a pedagogical approach

O QUE É UMA EDUCAÇÃO IB?


O IB (International Baccalaureate) é uma rede internacional de escolas com a missão compartilhada de capacitar os jovens com valores, conhecimentos e habilidades para criar um mundo mais pacífico. Através de programas desafiadores de educação global e alto rigor acadêmico, desenvolve indivíduos com mentalidade internacional.

O International Baccalaureate visa desenvolver jovens curiosos, conhecedores e atenciosos que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e do respeito intercultural.

Para isso, o IB trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação mundial e avaliação rigorosa.

Os programas IB incentivam estudantes de todo o mundo a se tornarem ativos, solidários e aprendizes ao longo da vida.

Todos os programas do IB:


  • Valorizam a mentalidade internacional
  • Enfatizam o aprendizado de idiomas
  • Oferecem oportunidades para ações dos alunos, tornando-os membros responsáveis ​​da comunidade
  • Enfatizam a colaboração entre alunos e professores
  • Desenvolvem as principais oportunidades de aprendizado por meio de Habilidades de Aprendizagem (ATL)
  • Valorizam a investigação como abordagem pedagógica

THE PRIMARY YEARS PROGRAMME (PYP) AT DOM BOSCO EXPONENCIAL

IB Primary Years Programme - International Mindedness

The PYP, IB’s programme for students in Nursery 2 to Year 5 is a cross-disciplinary, concept-driven educational journey, which transcends traditional boundaries between disciplines, fostering a holistic and meaningful understanding of the world. Through critical thinking, students apply and share their knowledge and understandings, actively interacting with peers, teachers and the community.

The programme is structured in Units of Inquiry that cover key cross-disciplinary themes, providing students with the opportunity to develop attributes, skills, knowledge and conceptual understandings.


O PRIMARY YEARS PROGRAMME (PYP) NO DOM BOSCO EXPONENCIAL

O PYP, programa do IB para alunos do Maternal 2/Nursery 2 ao 5º ano/Year 5, é uma jornada educacional transdisciplinar baseada em conceitos, que ultrapassa as barreiras tradicionais entre disciplinas, fomentando uma compreensão holística e significativa do mundo. Através do pensamento crítico, os estudantes aplicam e compartilham seus conhecimentos e compreensões, interagindo ativamente com colegas, professores e comunidade.

O programa é estruturado em Unidades de Investigação que abrangem temas transdisciplinares essenciais, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver atributos, habilidades, conhecimentos e entendimentos conceituais.


IB LEARNER PROFILE

IB Learner Profile Logo

The IB Learner Profile represents 10 attributes that can help individuals and groups become responsible members of local, national and global communities. These attributes are developed inside and outside of the classroom.

We strive to be



PERFIL DO ALUNO IB

O Perfil do Aluno do IB representa 10 atributos que podem ajudar indivíduos e grupos a se tornarem membros responsáveis de comunidades locais, nacionais e globais. Esses atributos são desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.

Nós nos esforçamos para ser

• INQUIRERS

We nurture our curiosity, developing skills for inquiry and research. We know how to learn independently and with others. We learn with enthusiasm and sustain our love of learning throughout life.

• INVESTIGADOR

Nutrimos a nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades de investigação e pesquisa. Sabemos aprender de forma independente e com os outros. Aprendemos com entusiasmo e mantemos nosso amor pelo aprendizado ao longo da vida.

• KNOWLEDGEABLE

We develop and use conceptual understanding, exploring knowledge across a range of disciplines. We engage with issues and ideas that have personal, local and global significance.

• BEM INFORMADO

Desenvolvemos e utilizamos compreensão conceitual, explorando conhecimentos em diversas disciplinas. Nós nos envolvemos com questões e ideias que tenham significado pessoal, local e global.

• THINKER

We use critical and creative thinking skills to analyze and take responsible action on complex problems. We exercise initiative in making reasoned, ethical decisions.

• PENSADOR

Usamos habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e tomar atitudes responsáveis em problemas complexos. Exercemos a iniciativa em tomar decisões racionais e éticas.

• COMUNICATOR

We express ourselves confidently and creatively in more than one language and in many ways. We collaborate effectively, listening carefully to the perspectives of other individuals and groups.

• COMUNICADOR

Nós nos expressamos com confiança e criatividade em mais de uma língua e de muitas maneiras. Colaboramos de forma eficaz, ouvindo atentamente as perspectivas de outras pessoas e grupos.

• PRINCIPLED

We act with integrity and honesty, with a strong sense of fairness and justice, and with respect for the dignity and rights of people everywhere. We take responsibility for our actions and their consequences.

• ÍNTEGRO

Agimos com integridade e honestidade, com um forte senso de imparcialidade e justiça, e com respeito pela dignidade e direitos das pessoas em todos os lugares. Assumimos a responsabilidade por nossas ações e suas consequências.

• OPEN MINDED

We critically appreciate our own cultures and personal histories, as well as the values and traditions of others. We seek and evaluate a range of points of view, and we are willing to grow from the experience.

• MENTE ABERTA

Apreciamos criticamente nossas próprias culturas e histórias pessoais, bem como os valores e tradições dos outros. Buscamos e avaliamos uma gama de pontos de vista, e estamos dispostos a crescer a partir da experiência.

• CARING

We show empathy, compassion and respect. We have a commitment to service, and we act to make a positive difference in the lives of others and in the world around us.

• CUIDADOSO

Mostramos empatia, compaixão e respeito. Nós temos um compromisso com o serviço, e agimos para fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo ao nosso redor.

• RISK TAKER

We approach uncertainty with forethought and determination; we work independently and cooperatively to explore new ideas and innovative strategies. We are resourceful and resilient in the face of challenges and change.

• TOMADOR DE RISCOS

Abordamos a incerteza com prudência e determinação; trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos engenhosos e resilientes diante de desafios e mudanças.

• BALANCED

We understand the importance of balancing different aspects of our lives—intellectual, physical, and emotional—to achieve well-being for ourselves and others. We recognize our interdependence with other people and with the world in which we live.

• EQUILIBRADO

Compreendemos a importância de equilibrar diferentes aspectos das nossas vidas - intelectual, físico e emocional - para alcançar bem-estar para nós e para os outros. Reconhecemos nossa interdependência com outras pessoas e com o mundo em que vivemos.

• REFLECTIVE

We thoughtfully consider the world and our own ideas and experience. We work to understand our strengths and weaknesses in order to support our learning and personal development.

• REFLEXIVO

Consideramos cuidadosamente o mundo e nossas próprias ideias e experiência. Trabalhamos para entender nossos pontos fortes e fracos a fim de apoiar a nossa aprendizagem e desenvolvimento pessoal.