IB - International
Baccalaureate





Candidacy


Dom Bosco School is a candidate school* for the International Baccalaureate (IB) Primary Years Programme and pursuing authorization as an IB World School.

IB World Schools share a common philosophy — a commitment to improve the teaching and learning of a diverse and inclusive community of students by delivering challenging, high quality programmes of international education that share a powerful vision.

Candidatura


A Escola Dom Bosco é uma escola candidata* ao Programa de Bacharelado Internacional (IB) para os Anos Primários e está buscando autorização como uma Escola Mundial IB.

As IB World Schools compartilham uma filosofia comum: o compromisso de aprimorar o ensino e a aprendizagem de uma comunidade diversificada e inclusiva de alunos, oferecendo programas desafiadores e de alta qualidade de educação internacional que compartilham uma visão poderosa.

WHAT IS AN IB EDUCATION?


The International Baccalaureate® (IB) programmes aim to do more than other curricula. Our four programmes develop inquiring, knowledgeable and caring young people who are motivated to succeed. The IB gives students distinct advantages by building their critical thinking skills, nurturing their curiosity and their ability to solve complex problems.

We strive to develop students who will build a better world through intercultural understanding and respect, alongside a healthy appetite for learning and excellence.

The IB's programmes are different from other curricula because they:


  • encourage students of all ages to think critically and challenge assumptions;
  • develop independently of government and national systems, incorporating quality practice from research and our global community of schools;
  • encourage students of all ages to consider both local and global contexts;
  • develop multilingual students.

O QUE É UMA EDUCAÇÃO IB?


Os programas do International Baccalaureate® (IB) têm como objetivo fazer mais do que outros currículos. Nossos quatro programas desenvolvem jovens curiosos, bem informados e atenciosos, motivados para o sucesso. O IB oferece aos alunos vantagens distintas ao desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, estimulando sua curiosidade e sua capacidade de resolver problemas complexos.

Nós nos esforçamos para desenvolver alunos que construirão um mundo melhor por meio da compreensão e do respeito intercultural, além de um apetite saudável por aprendizado e excelência.

Os programas do IB são diferentes de outros currículos porque eles:


  • incentivam estudantes de todas as idades a pensar criticamente e a desafiar suposições;
  • desenvolvem-se independentemente do governo e dos sistemas nacionais, incorporando práticas de qualidade provenientes de pesquisas e de nossa comunidade global de escolas;
  • incentivam os alunos de todas as idades a considerar os contextos locais e globais;
  • desenvolve estudantes proficientes em várias línguas.

THE PRIMARY YEARS PROGRAMME (PYP) AT DB

IB Primary Years Programme - International Mindedness

For children 3-12 years of age builds curious, creative, confident, empathetic and self-motivated lifelong learners who demonstrate multicultural empathy and respect.

With its student-centered approach to education, students are encouraged to take responsibility and ownership of their learning thereby allowing them to develop knowledge, conceptual understandings, skills and attributes of the IB learner profile.

The programme prioritizes people and their relationships to build a strong learning community and supports personalized and flexible learning that adapts to diverse needs, cultures or contexts.


O PRIMARY YEARS PROGRAM NO DB

Para crianças de 3 a 12 anos de idade, constrói alunos curiosos, criativos, confiantes, empáticos e automotivados que aprendem ao longo da vida e demonstram empatia e respeito multiculturais.

Com sua abordagem de educação centrada no aluno, os alunos são incentivados a assumir a responsabilidade e a propriedade de seu aprendizado, o que lhes permite desenvolver conhecimentos, entendimentos conceituais, habilidades e atributos do perfil de aluno do IB.

O programa prioriza as pessoas e seus relacionamentos para construir uma comunidade de aprendizado sólida e apoia o aprendizado personalizado e flexível que se adapta a diversas necessidades, culturas ou contextos.


IB LEARNER PROFILE

IB Learner Profile Logo

The IB Learner Profile represents 10 attributes that can help individuals and groups become responsible members of local, national and global communities. These attributes are developed inside and outside of the classroom.

We strive to be



PERFIL DO ALUNO IB

O Perfil do Aluno do IB representa 10 atributos que podem ajudar indivíduos e grupos a se tornarem membros responsáveis de comunidades locais, nacionais e globais. Esses atributos são desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.

Nós nos esforçamos para ser

• INQUIRERS

We nurture our curiosity, developing skills for inquiry and research. We know how to learn independently and with others. We learn with enthusiasm and sustain our love of learning throughout life.

• INVESTIGADOR

Nutrimos a nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades de investigação e pesquisa. Sabemos aprender de forma independente e com os outros. Aprendemos com entusiasmo e mantemos nosso amor pelo aprendizado ao longo da vida.

• KNOWLEDGEABLE

We develop and use conceptual understanding, exploring knowledge across a range of disciplines. We engage with issues and ideas that have local and global significance.

• BEM INFORMADO

Desenvolvemos e utilizamos compreensão conceitual, explorando conhecimentos em diversas disciplinas. Nós nos envolvemos com questões e ideias que tenham significado local e global.

• THINKER

We use critical and creative thinking skills to analyze and take responsible action on complex problems. We exercise initiative in making reasoned, ethical decisions.

• PENSADOR

Usamos habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e tomar uma atitude responsável em problemas complexos. Exercemos a iniciativa em tomar decisões racionais e éticas.

• COMUNICATOR

We express ourselves confidently and creatively in more than one language and in many ways. We collaborate effectively, listening carefully to the perspectives of other individuals and groups.

• COMUNICADOR

Nós nos expressamos com confiança e criatividade em mais de uma língua e de muitas maneiras. Colaboramos de forma eficaz, ouvindo atentamente as perspectivas de outras pessoas e grupos.

• PRINCIPLED

We act with integrity and honesty, with a strong sense of fairness and justice, and with respect for the dignity and rights of people everywhere. We take responsibility for our actions and their consequences.

• ÍNTEGRO

Agimos com integridade e honestidade, com um forte senso de imparcialidade e justiça, e com respeito pela dignidade e direitos das pessoas em todos os lugares. Assumimos a responsabilidade por nossas ações e suas consequências.

• OPEN MINDED

We critically appreciate our own cultures and personal histories, as well as the values and traditions of others. We seek and evaluate a range of points of view, and we are willing to grow from the experience.

• MENTE ABERTA

Apreciamos criticamente nossas próprias culturas e histórias pessoais, bem como os valores e tradições dos outros. Buscamos e avaliamos uma gama de pontos de vista, e estamos dispostos a crescer a partir da experiência.

• CARING

We show empathy, compassion and respect. We have a commitment to service, and we act to make a positive difference in the lives of others and in the world around us.

• CUIDADOSO

Mostramos empatia, compaixão e respeito. Nós temos um compromisso com o serviço, e agimos para fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo ao nosso redor.

• RISK TAKER

We approach uncertainty with forethought and determination; we work independently and cooperatively to explore new ideas and innovative strategies. We are resourceful and resilient in the face of challenges and change.

• TOMADOR DE RISCOS

Abordamos a incerteza com prudência e determinação; trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos engenhosos e resilientes diante de desafios e mudanças.

• BALANCED

We understand the importance of balancing different aspects of our lives—intellectual, physical, and emotional—to achieve well-being for ourselves and others. We recognize our interdependence with other people and with the world in which we live.

• EQUILIBRADO

Compreendemos a importância de equilibrar diferentes aspectos das nossas vidas - intelectual, físico e emocional - para alcançar bem-estar para nós e para os outros. Reconhecemos nossa interdependência com outras pessoas e com o mundo em que vivemos.

• REFLECTIVE

We thoughtfully consider the world and our own ideas and experience. We work to understand our strengths and weaknesses in order to support our learning and personal development.

• REFLEXIVO

Consideramos cuidadosamente o mundo e nossas próprias ideias e experiência. Trabalhamos para entender nossos pontos fortes e fracos a fim de apoiar a nossa aprendizagem e desenvolvimento pessoal.