Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/b/da/06/dbosco1/public_html/incs/conecta.php on line 9
Colégio Dom Bosco - Metodologia
Acesse o Portal Educacional
medalha_darcy
(98) 4009-7070

Metodologia

A Proposta Pedagógica da Escola (PPE) para essa etapa de ensino contempla quatro enfoques: acadêmico ou de conteúdo, técnico, emocional e social.

•    ENFOQUE ACADÊMICO OU DE CONTEÚDO
O conhecimento científico que o aluno constrói, os conteúdos que aprende, relacionam-se diretamente ao domínio dos fatos e conceitos, de modo transversal e interdisciplinar.
A preparação contém:

•    Carga horária estendida;
•    Supervisão dentro de sala de aula para acompanhar a atividade docente;
•    Orientação ao aluno sobre participação nas aulas com questionamentos;
•    Elaboração individualizada de horário de estudo com planejamento do tempo livre e de lazer;
•    Orientação intensiva sobre métodos de estudo, diferenciados para cada disciplina;
•    Orientação permanente quanto a estudar pelo(s) livro(s), elaborar esquema-resumo; resolver exercícios e testes diversos.
•    Orientação e execução de papers, que são artigos científicos elaborados sobre determinado tema, sujeitos à sua aceitação por julgamento.  Ao produzir o artigo, o aluno inicia uma aproximação aos conceitos e à linguagem científica que necessitará desenvolver no momento da elaboração de um trabalho científico. A atividade tem como objetivo estimular no aluno a análise e a crítica de conteúdos teóricos e de ideias de diferentes autores, contribuindo para que ele aprenda a sintetizar conceitos, fazer comparações, formular críticas sobre um determinado tema à luz de pressupostos teóricos ou de evidências empíricas já sistematizadas.
•    Orientação e execução de cases interdisciplinares, que são representações textuais da realidade, as quais situam o leitor no papel de participante da situação. O trabalho tem como objetivo conduzir o aluno a definir um problema, levantar hipóteses, buscar informações e evidências, de modo a embasar suas conclusões. Processa-se uma aprendizagem auto orientada, que utiliza a análise para extrair conclusões sobre uma determinada situação.

Na 3ª série do Ensino Médio, desenvolve-se o  Projeto 360º , que compreende:
•    Uma análise, baseada no desempenho do aluno nas séries anteriores, em que são constatadas dificuldades no conteúdo das várias disciplinas. 
•    Horário de estudo individualizado , para que o aluno faça um estudo direcionado, com textos e questões, na tentativa de sanar as dificuldades.
•    Tutoria (trabalho individual com os alunos, oferecendo suporte emocional e pedagógico);
•    Monitoria (orientação por alunos com proficiência sobre suas estratégias de aprendizagem).
•    Estudo dirigido e orientado individualmente; 
•    Acompanhamento psicopedagógico;
•    Aplicação dos Simulados Estilo Enem em formato on line e impressos.

•    ENFOQUE TÉCNICO

O “know-how”, a competência para lidar com a quantidade e a qualidade de informações, implica saber buscar informação, assimilar e reter informação, organizar-se, analisar, tomar decisões, comunicar-se e exercitar a metacognição. É a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Em cada trabalho, projeto ou atividade, o aluno é orientado a planejar o percurso a seguir, perguntando a si mesmo o que vai fazer, quando, onde, com quem vai contar e como isso vai ser realizado.
Em 2013, o Colégio Dom Bosco foi o pioneiro no Maranhão em utilizar a ferramenta tecnológica (IPad), integrada a uma plataforma que permite otimizar, aprofundar e atualizar o conhecimento, tendo em vista o dinamismo da era digital. 

•    ENFOQUE EMOCIONAL

Trabalhando a forma como o jovem encara a vida e os seus desafios, diante da necessidade de buscar a qualidade de vida e a tranquilidade a fim de superar etapas e lidar com as tensões e o “stress” da vida cotidiana, da vida acadêmica e das aspirações profissionais, a escola:

I.    Disponibiliza orientação educacional, assistência psicopedagógica e fonoaudióloga;
II.    Organiza Painéis de Orientação Vocacional, visando imprimir maior segurança à escolha profissional;
III.    Promove encontros de alunos com a presença de psicólogos, pedagogos, psicanalistas, psicopedagogos e especialistas em Educação Física.

•    ENFOQUE SOCIAL

Como o Colégio Dom Bosco orienta o seu fazer pedagógico para desenvolver no educando a capacidade para se comunicar e trabalhar em equipe; tomar iniciativa; administrar e solucionar conflitos; exercitar a ousadia; desenvolver relações interpessoais harmônicas; comprometer-se com a mudança; ter intuição, tato, capacidade de julgamento e de manter o grupo unido.

Superada a etapa do conhecimento de si próprio, o educando, no Colégio Dom Bosco, ruma para a descoberta paulatina do outro: sua cultura, sua espiritualidade, partindo, então para o compartilhamento de projetos comuns, buscando evitar e solucionar conflitos. As situações do dia-a-dia são orientadas nesse sentido. Ao lado disso, projetos como Ser e Conviver propiciam oportunidade aos alunos para se reunirem fora da escola, acompanhados por uma equipe especializada, a fim de discutirem e repensarem a sua convivência.

O educando vivencia situações de conhecimento da diversidade humana, e de conscientização acerca das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos. Aprende a dialogar e permutar argumentos; estuda religiões e costumes, percorrendo as disciplinas Geografia, História, Línguas e Literaturas Estrangeiras. Vivencia objetivos comuns, praticando o desporto, e participando em ações humanitárias, programas de cooperação e renovação de bairros e comunidades e de solidariedade entre as diversas gerações e níveis sociais.

O Ensino Fundamental e Médio se comunicam com a comunidade em Feiras, Exposições, Festivais de Música e Poesia,  Eventos esportivos , Encontros de Pais. Além desses  eventos ações programadas de cidadania constituem um momento importante de contato com a comunidade em que os alunos contribuem para a criação de bibliotecas em comunidades, doam cestas básicas, roupas e brinquedos ou revertem a renda de suas apresentações musicais e teatrais em benefício de comunidades carentes, que realizam pequenas obras e adquirem bens e produtos úteis à qualidade de vida de seus membros.

Esse projeto educacional proporciona oportunidades para a formação de uma cultura geral e, ao mesmo tempo, cultiva a interdisciplinaridade e o aprofundamento em determinados conteúdos. A experiência adquirida em viagens, estágios, projetos práticos e o domínio de linguagens, dentre outros, contribui para o alcance desse marco.

Inglês - Projeto Become

O inglês está presente na rotina dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio por meio do Projeto Become, com material didático impresso, aulas com o apoio de ferramentas digitais com iPad e plataforma digital para acompanhamento dos pais e disponibilização de material para estudo suplementar. 

O PROJETO BECOME é estruturado na prática das competências que promovem o desenvolvimento intelectual e emocional dos indivíduos com enfoque bilíngue, estimulando os alunos a se expressarem em um idioma diferente da língua materna. Nessa proposta, a prática contextualizada da Língua Inglesa transcende os limites da sala de aula e conta com viagens de imersão, além dos mais avançados recursos tecnológicos, como sala e laboratório de áudio, vídeo e multimídia.

O PROJETO BECOME conta com importantes parceiros que oferecem serviços e conteúdos de qualidade: UNESCO, Discovery Education, Cambridge ESOL, TOEFL, Apple, Animal Planet.

O Dom Bosco é a única escola de ensino regular do Maranhão que aplica os dois exames de proficiência, como parte da sua proposta pedagógica que desenvolve 
competências em língua inglesa entre os alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Cases interdisciplinares - Metodologia de “Cases”

O Colégio Dom Bosco estimula o espírito investigativo e o pensamento científico por meio da metodologia de estudos de caso, trabalhando atividades problematizadoras que propiciam ao aluno o desenvolvimento da habilidade de sistematizar o pensamento, observar e formular hipóteses, organizar debates e resolver situações-problema, envolvendo-os em trabalhos de leitura, análise, discussão de ideias e síntese.

Artes

Os estudos de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música, realizados em oficinas, salas e teatros envolvem os alunos desde a Creche até o Ensino Médio e têm no currículo a obra de artistas locais, nacionais e internacionais. Sua produção é explorada nas Artes Plásticas, em releituras e nas Artes Cênicas e Música, em estudos e ensaios. Toda a produção dos alunos é exposta e apresentada nos finais de semestre para os pais e a comunidade.

data-cke-saved-src=/site/fotos/ates-em.png

Feira do conhecimento

Os projetos científicos desenvolvidos ao longo da vida escolar oportunizam ao aluno a pesquisa de temas relevantes, que são estudados como projetos de pesquisa nos moldes de pesquisadores experientes – com objetivo, hipóteses, descrição do experimento e análise de resultados. As Feiras do Conhecimento, em que apresentam tais projetos, são eventos que desenvolvem a iniciativa, o empreendedorismo, a curiosidade e a capacidade de organização

Produção literária

A escrita, que se inicia com o Projeto Ópera para Todos, no 1º ano do Ensino Fundamental, é amplamente trabalhado em todos os anos subsequentes da vida escolar. Os alunos, em oficinas de texto, produzem, revisam, enriquecem e compõem seus próprios, livros, em editores de texto. Essa produção é anualmente lançada pela Escola sob a forma de livros, contendo textos informativos; textos publicitários; poesias; artigos de opinião; contos de suspense, de aventura e ficção científica, além de quadrinhos, jornais, entre outros.

Semana de Arte e Literatura

Com o objetivo de incentivar os alunos para a descoberta e aperfeiçoamento da expressão artística e literária, a Semana integra alunos do Fundamental - Anos finais e Médio em uma programação que inclui: palestra, peça teatral, festival de poesias, sarau, exposição de fotos, painéis e telas; histórias em quadrinhos, oficinas de dança, de música, de artes plásticas e de fotografia, e a “contação” de histórias. 

data-cke-saved-src=/site/fotos/semana-de-arte-em.png

logo_harvard_zero logo-cambridge

Ouvidoria

Av. Colares Moreira, 443, Renascença II
CEP 65075-441 - São Luís (MA) - Brasil - (98) 4009-7070
© Dom Bosco. Todos os direitos reservados.