Acesse o Portal Educacional
medalha_darcy
(98) 4009-7070

Metodologia

Aprendizagem em parceria
O trabalho escolar é desenvolvido através de sequências e projetos didáticos, visando não apenas aos conteúdos, mas também aos procedimentos e atitudes. Sendo assim, o trabalho em parceria - realçando a cooperação, a argumentação e o respeito - é uma constante.

Metacognição
Os nossos alunos contam, ainda, com atividades direcionadas à reflexão sobre a própria aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental: as atividades de metacognição. 

O trabalho de Metacognição habilita o aluno a conhecer e refletir sobre suas próprias habilidades. Tais atividades são desenvolvidas em sala de aula e têm o objetivo de fazer com que os alunos sejam ativos e participantes no seu processo de aprendizagem. Eles refletem sobre o próprio pensamento e sobre o pensamento do outro; sobre seus erros e acertos; seus pontos fracos e fortes e, assim, otimizam a própria aprendizagem.    
   
 A metacognição é uma competência para:

•    Formular questões;
•    Planejar ações;
•    Avaliar procedimentos;
•    Selecionar estratégias cognitivas;
•    Aprender com autonomia.

Línguas estrangeiras
A escola oferece a Língua Espanhola por série e a Língua Inglesa.

Inglês - Projeto Become
O inglês está presente na rotina dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio por meio do Projeto Become, com material didático impresso, aulas com o apoio de ferramentas digitais com iPad e plataforma digital para acompanhamento dos pais e disponibilização de material para estudo suplementar.

No Ensino Fundamental, o ensino do idioma é distribuído em uma carga horária diferenciada de 4 horas semanais, nas quais os alunos participam de interações orais e escritas, em língua estrangeira, sobre atividades que estão relacionadas às práticas da vida cotidiana, práticas investigativas, práticas mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação além de práticas Interculturais, Nessa proposta, a prática contextualizada da Língua Inglesa transcende os limites da sala de aula e conta com viagens de imersão, além dos mais avançados recursos tecnológicos, como sala e laboratório de áudio, vídeo e multimídia.

O Dom Bosco é a única escola de ensino regular do Maranhão que aplica os dois exames de proficiência, como parte da sua proposta pedagógica que desenvolve 
competências em língua inglesa entre os alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Cases interdisciplinares - Metodologia de “Cases”
O Colégio Dom Bosco estimula o espírito investigativo e o pensamento científico por meio da metodologia de estudos de caso, trabalhando atividades problematizadoras que propiciam ao aluno o desenvolvimento da habilidade de sistematizar o pensamento, observar e formular hipóteses, organizar debates e resolver situações-problema, envolvendo-os em trabalhos de leitura, análise, discussão de ideias e síntese.

Artes
Os estudos de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música, realizados em oficinas, salas e teatros envolvem os alunos desde a Creche até o Ensino Médio e têm no currículo a obra de artistas locais, nacionais e internacionais. Sua produção é explorada nas Artes Plásticas, em releituras e nas Artes Cênicas e Música, em estudos e ensaios. Toda a produção dos alunos é exposta e apresentada nos finais de semestre para os pais e a comunidade.

data-cke-saved-src=/site/fotos/ates-em.png

Feira do conhecimento
Os projetos científicos desenvolvidos ao longo da vida escolar oportunizam ao aluno a pesquisa de temas relevantes, que são estudados como projetos de pesquisa nos moldes de pesquisadores experientes – com objetivo, hipóteses, descrição do experimento e análise de resultados. As Feiras do Conhecimento, em que apresentam tais projetos, são eventos que desenvolvem a iniciativa, o empreendedorismo, a curiosidade e a capacidade de organização. 

Produção literária
A escrita, que se inicia com o Projeto Ópera para Todos, no 1º ano do Ensino Fundamental, é amplamente trabalhado em todos os anos subsequentes da vida escolar. Os alunos, em oficinas de texto, produzem, revisam, enriquecem e compõem seus próprios, livros, em editores de texto. Essa produção é anualmente lançada pela Escola sob a forma de livros, contendo textos informativos; textos publicitários; poesias; artigos de opinião; contos de suspense, de aventura e ficção científica, além de quadrinhos, jornais, entre outros.

Semana de Arte e Literatura
Com o objetivo de incentivar os alunos para a descoberta e aperfeiçoamento da expressão artística e literária, a Semana integra alunos do Fundamental - Anos finais e Médio em uma programação que inclui: palestra, peça teatral, festival de poesias, sarau, exposição de fotos, painéis e telas; histórias em quadrinhos, oficinas de dança, de música, de artes plásticas e de fotografia e a “contação” de histórias. 

logo_harvard_zero logo-cambridge

Ouvidoria

Av. Colares Moreira, 443, Renascença II
CEP 65075-441 - São Luís (MA) - Brasil - (98) 4009-7070
© Dom Bosco. Todos os direitos reservados.