Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/b/da/06/dbosco1/public_html/incs/conecta.php on line 9
Colégio Dom Bosco - Metodologia
Acesse o Portal Educacional
medalha_darcy
(98) 4009-7070

Metodologia

Aprendizagem em parceria

O trabalho escolar é desenvolvido através de sequências e projetos didáticos, visando, não apenas os conteúdos, mas também desenvolver procedimentos e atitudes. Sendo assim, o trabalho em parceria - realçando a cooperação, a argumentação e o respeito - é uma constante.

Metacognição

Os nossos alunos contam, ainda, com atividades direcionadas à reflexão sobre a própria aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental: as atividades de metacognição. 

O trabalho de Metacognição habilita o aluno a conhecer e refletir sobre suas próprias habilidades. Tais atividades são desenvolvidas em sala de aula e têm o objetivo de fazer com que os alunos sejam ativos e participantes no seu processo de aprendizagem. Eles refletem sobre o próprio pensamento e sobre o pensamento do outro; sobre seus erros e acertos; seus pontos fracos e fortes e, assim, otimizam a própria aprendizagem.    
   
 A metacognição é uma competência para:

I.    Formular questões;
II.    Planejar ações;
III.    Avaliar procedimentos;
IV.    Selecionar estratégias cognitivas;
V.    Aprender com autonomia.


Artes

Os estudos de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música, realizados em oficinas, salas e teatros envolvem os alunos desde a Creche até o Ensino Médio e têm no currículo a obra de artistas locais, nacionais e internacionais. Sua produção é explorada nas Artes Plásticas, em releituras e nas Artes Cênicas e Música, em estudos e ensaios. Toda a produção dos alunos é exposta e apresentada nos finais de semestre para os pais e a comunidade.


Inglês - Projeto Become

O inglês está presente na rotina dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio do Projeto Become, com material didático impresso, aulas com o apoio de ferramentas digitais com iPad e plataforma digital para acompanhamento dos pais e disponibilização de material para estudo suplementar.

No Ensino Fundamental , o ensino do idioma é ministrado em uma carga horária estendida de 4 horas semanais, nas quais os alunos participam de interações orais e escritas, em língua estrangeira, sobre atividades que estão relacionadas às práticas da vida cotidiana, práticas investigativas, práticas mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação além de práticas Interculturais, nas quais permitem ao aluno compreender seu espaço e o espaço do outro, práticas Político-cidadãs e de Trabalho que delimitam regras de convivência e responsabilidade em casa, na escola e na comunidade.

Iniciação à Pesquisa

Aprender por observação direta e experimentação é uma das vias mais próprias do pensamento científico. As experiências desenvolvidas em laboratório utilizam, com rigor, a metodologia científica de levantamento de hipóteses e posteriores inferências, com o material do Projeto Abramundo, nacionalmente reconhecido pela sua qualidade.

O Ensino Fundamental -  Anos Iniciais conta com o LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR, pensado para permitir o acesso ao conhecimento de  diversas formas - a compreensão do mundo a partir da pesquisa usando variados canais  e a  expressão de ideias e opiniões e conclusões, em diferentes linguagens.

É um laboratório para compreender o mundo e criar soluções para os seus problemas em quatro dimensões: leitura de textos científicos, experimentação em laboratório, pesquisa virtual, oficina de arte.

O Laboratório Multidisciplinar tem, em sua estrutura:  Acervo bibliográfico informativo; Laboratório de Ciências, com materiais e equipamentos para experimentação; Laboratório virtual, com IPADs para ampliação do espectro da pesquisa, pelo acesso ao mundo virtual e Oficina de artes, que permite a  expressão do pensamento criativo , substituindo a repetição e a padronização pelo espírito inventivo e a possibilidade do uso de formas alternativas da comunicação de ideias, opiniões e conclusões .

A metodologia é baseada nos procedimentos de “Rotinas do Pensamento “e “Tornar o pensamento visível” desenvolvidos pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, orientados pelos professores Howard Gardner e David Perkins.

Feira do conhecimento

Os projetos científicos desenvolvidos ao longo da vida escolar oportunizam ao aluno a pesquisa de temas relevantes, que são estudados como projetos de pesquisa nos moldes de pesquisadores experientes – com objetivo, hipóteses, descrição do experimento e análise de resultados. As Feiras do Conhecimento, em que apresentam tais projetos, são eventos que desenvolvem a iniciativa, o empreendedorismo, a curiosidade e a capacidade de organização

Alfabetização - Projeto “Ópera para Todos”

As classes de alfabetização - 1º ano do Ensino Fundamental, que funciona no prédio da Educação Infantil -  protagonizam o Projeto “Ópera para Todos”, que visa não só a educar o público infantil para a apreciação da música erudita, como utiliza todo o potencial emocional dos grandes clássicos da cultura universal como fator motivador da aprendizagem das crianças. Elas adentram o universo da alfabetização escrevendo sobre o mundo compreendido em cada ópera -  hábitos, costumes, e sobre valores humanos, como amor, amizade, traição e poder.

Produção literária

A escrita, que se inicia com o Projeto Ópera para Todos, no 1º ano do Ensino Fundamental, é amplamente trabalhado em todos os anos subsequentes da vida escolar. Os alunos, em oficinas de texto, produzem, revisam, enriquecem e compõem seus próprios, livros, em editores de texto. Essa produção é anualmente lançada pela Escola sob a forma de livros, contendo textos informativos; textos publicitários; poesias; artigos de opinião; contos de suspense, de aventura e ficção científica, além de quadrinhos, jornais, entre outros.

Campeonato de Jogos de Lógica

O campeonato é uma competição que desafia a mente e permite a exploração e o aprofundamento de conceitos matemáticas, além do desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Os jogos são atividades que levam os alunos a desenvolverem competências para o trabalho de grupo , a cooperatividade, a interação e o uso de estratégias para resolver desafios e vencer.

logo_harvard_zero logo-cambridge

Ouvidoria

Av. Colares Moreira, 443, Renascença II
CEP 65075-441 - São Luís (MA) - Brasil - (98) 4009-7070
© Dom Bosco. Todos os direitos reservados.