Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/b/da/06/dbosco1/public_html/incs/conecta.php on line 9
Colégio Dom Bosco - Proposta Pedagógica
Acesse o Portal Educacional
medalha_darcy
(98) 4009-7070

Proposta Pedagógica

Referencial teórico

O Colégio Dom Bosco orienta o seu fazer pedagógico sob a perspectiva sócio construtivista, apoiando-se nas concepções interacionistas de Piaget e Vygostsky, além das teses de Wallon, Ausubel e Gardner.

A PROBLEMATIZAÇÃO INSTIGA A ATIVIDADE INTELECTUAL - Piaget
Incitar o alunos à busca de respostas a questões inquietantes - motora do desenvolvimento intelectual - orienta a ação pedagógica dos professores. Segundo Piaget: “O conflito cognitivo é um conflito fundamental para a compreensão do mundo(...). Quando submetido a uma situação de contradição do pensamento, o sujeito reage positivamente a essa interação, apresentando ganhos no processo de aquisição do conhecimento”. 
 

A ATIVIDADE EM PARCERIA POTENCIALIZA O DESENVOLVIMENTO- Vygotsky
A mediação de parceiros é catalizadora dos processos de aprendizagem. A troca de experiências e conhecimentos entre parceiros para encontrar respostas a desafios e problemas promove avanços no processo de desenvolvimento. A mediação do professor se faz importante para detectar o nível de habilidade do grupo e ajustar os desafios, de forma a explorar todo o seu potencial.


O CONHECIMENTO PRÉVIO DÁ SENTIDO ÀS NOVAS APRENDIZAGENS- Ausubel
A aprendizagem significativa se dá pelo encadeamento de novas ideias ao conhecimento prévio do aluno, sem o que a aprendizagem se limita a memorização mecânica. Ausubel afirma: “Se eu tivesse que reduzir toda a Psicologia da Educação a um único princípio, eu formularia este: de todos os fatores que influenciam a aprendizagem, o mais importante consiste no que o aluno já sabe. Investigue-se isso e se ensine ao aluno de uma forma consequente”.3. 


O EMOCIONAL É COADJUVANTE DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL – Wallon
Wallon postula que as emoções são o primeiro e mais forte vínculo entre os indivíduos. “O ser humano pensa e sente simultaneamente e isto tem inúmeras implicações na prática educacional.”4  O afetivo potencializa o desenvolvimento intelectual, é benéfico ao processo ensino-aprendizagem não apenas por questões emocionais, como por razões cognitivas -  impacta sobre o processo de desenvolvimento do aluno como um todo.

    
O APRENDIZ DEVE SER ESTIMULADO EM MÚLTIPLAS DIMENSÕES - Gardner 
Após os estudos de Howard Gardner, não mais é possível definirem-se os rumos do processo educativo em uma perspectiva unidimensional. A inteligência tem múltiplas formas e os alunos precisam ser estimulados ao desenvolvimento de múltiplas inteligências, a partir de vivências e experiências que possibilitem a descoberta de seus talentos, habilidades e potencialidades.

O Currículo e as Múltiplas Inteligências

O Colégio Dom Bosco possui um currículo diversificado, voltado para o desenvolvimento dessas inteligências, em um ambiente rico e desafiador, por meio de atividades curriculares e extracurriculares:

Linguística - (Língua Portuguesa, Línguas estrangeiras,  História); 
Lógico-matemática - (Matemática, Ciências Exatas); 
Naturalista - ( Ciências da Natureza); 
Espacial - (Artes, Geografia, Desenho); 
Cinestésico-corporal - (Educação Física, Esportes, Artes Plásticas, Cênicas e Dança).

A aprendizagem em parceria e as rotinas de atividades metacognitivas são processos pensados na proposta pedagógica do Colégio Dom Bosco para desenvolver as inteligências inter e intra pessoais dos alunos. 

Projetos artísticos, como coral, ópera para crianças e grupo de teatro desenvolvem a competência musical. 

O desenvolvimento espiritual é estimulado nos projetos com foco em problemas sociais, que valorizam a fraternidade e a solidariedade. O Colégio abriga alunos de todas as religiões e oferece, opcionalmente, a preparação para a Primeira Eucaristia.

Os recursos tecnológicos utilizados pelo Colégio no processo didático desenvolvem, ainda, habilidades no âmbito da Informática, instrumentalizando o aluno para lidar com novas linguagens e tecnologias.

logo_harvard_zero logo-cambridge

Ouvidoria

Av. Colares Moreira, 443, Renascença II
CEP 65075-441 - São Luís (MA) - Brasil - (98) 4009-7070
© Dom Bosco. Todos os direitos reservados.